Banner02

Banner08

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Deputado que busca seu segundo mandato é contra a reeleição

Eduardo Braide, que tenta a reeleição, acha que prefeitos, governadores e presidentes deveriam ter apenas um mandato.

Deputado Eduardo Braide
Em uma entrevista realizada nesta quinta-feira (18), o parlamentar Eduardo Braide, do Partido da Mobilização Nacional (PMN), afirmou que não defende uma reeleição para cargos do Poder Executivo: prefeito, governador e presidente. A afirmação foi feita após ser indagado se concordava com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que disse que “a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções”, durante uma palestra em São Paulo.

Embora seja contrário a reeleição de prefeito, governador e presidente, Eduardo Braide, que tenta o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, é mais flexível quando o assunto é reeleição de cargos no legislativo. 

“Eu entendo e compreendo a frase do ex-ministro, concordo em nível de Poder Executivo. No Poder Legislativo, também acho que o deputado não deve se perpetuar. Mas acho que só quatro anos, para que ele possa fazer um trabalho, levando em consideração que ele não mexe com recursos, não vejo problemas para a reeleição”. 

Eduardo justifica a flexibilidade quando o assunto é reeleição de deputados, por exemplo, afirmando que o legislativo não geri recursos, não autoriza pagamentos. “Até entendo que deva ter um número limitado de mandato no legislativo. Mas, [a reeleição] aplica-se ao executivo, pois eles detêm a caneta para gerir recursos públicos, no caso do legislativo é diferente”.

Segundo o deputado, o país necessita de uma reforma política, com o mandato de cinco anos para todos os níveis.

“Primeiro eu acho que o mandato deveria ter uma eleição única para todos os níveis federal e estadual, de cinco anos. Precisamos urgente de uma reforma, pois reduziria custos”.(O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com