Banner02

Banner08

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pesquisa censurada na Justiça revela empate técnico entre Edinho Lobão e Dino

Pergunta da Econométrica, que fala dos apoios presidenciais dos candidatos, foi autorizada pelo TRE.

Pesquisa mostra Edinho na frente, com apoio de Dilma
O Tribunal Regional Eleitoral decidiu autorizar a divulgação da parte da pesquisa Econométrica, divulgada pelo jornal O Imparcial no final de julho, em que o instituto pergunta ao eleitor em quem ele votaria, sabendo dos apoios presidenciais dos dois principais candidatos a governador. E o resultado mostra empate técnico entre Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB), com o candidato da coligação "Pra Frente, Maranhão" ligeiramente à frente. De acordo com os números da pergunta específica, 39,4% dos entrevistados votariam em "Lobão Filho com o apoio de Lula e Dilma, do PT", contra 38,8% que optaram por Flávio Dino, com apoio de Aécio neves, Serra e Fernando Henrique Cardoso, do PSDB.

A pesquisa Econométrica/O Imparcial foi registrada no TRE sob o número de protocolo 00029/2014, mas teve uma das perguntas censuradas, a pedido de Flávio Dino - exatamente a que fazia referência aos apoios de Lobão Filho e Flávio Dino aos candidatos a presidente. Mas anteontem a desembargadora eleitoral Alice de Sousa Rocha decidiu autorizar a divulgação do resultado desta pesquisa, por entender que ela estava dentro dos parâmetros legais.

"Entendo razoáveis os argumentos da Impetrante, ao considerar o quadro político nacional para a indicação dos nomes dos apoiadores constantes no quesito, visto que o PT nacional [que tem como filiados Lula e Dilma], de fato, encontra-se coligado em âmbito estadual com o PMDB, partido do candidato Lobão Filho, ao passo que o PSDB nacional [que tem como filiados Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso] encontra-se coligado no âmbito estadual com o PCdoB, partido candidato Flávio Dino", argumentou a juíza em despacho ao Mandado de Segurança nº 1146-06/2014.
Pesquisa revela empate técnico entre o comunista Dino e Edinho Lobão
O quesito da pesquisa que Flávio Dino não queria que o eleitor tomasse conhecimento fazia o seguinte questionamento: "Em relação aos apoios políticos, em qual destes candidatos o Sr. (a) votaria? 1 - Lobão Filho com o apoio de Lula e Dilma; 2- Flávio Dino com apoio de Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso; 3- Nulo; 4 - NS/NR."

Ele alegou à Justiça Eleitoral que a Econométrica não indicou "critérios objetivos para escolha dos nomes dos políticos apontados como apoiadores desses dois candidatos".

A juíza entendeu que é de conhecimento público o apoio do candidato comunista ao presidenciável Aécio Neves, do PSDB, que tem como filiados o ex-senador José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Flávio Dino, por exemplo, esteve na última terça-feira em Imperatriz, em campanha ao lado do tucano Aécio Neves. Para a desembargadora Alice de Sousa Rocha, estes fatos podem ser considerados critérios objetivos. (O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com