Banner02

Banner08

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Desembargador aposentado resgata histórias sobre Caxias em livro

Efemérides Caxienses (2014), de autoria do desembargador aposentado Arthur Almada Lima Filho, resgata histórias da cidade desde 1721

Desembargador Arthur Almada Lima Filho
O desembargador aposentado Arthur Almada Lima Filho vai lançar, hoje, o seu segundo livro, Efemérides Caxienses (2014). O evento será em Caxias, na sede do Instituto Histórico e Geográfico Caxiense, do qual o desembargador é membro A obra é um resgate da Caxias de 1721 até os dias atuais, trazendo uma cronologia de fatos e nomes de personagens que contribuíram para elevar a cidade e dar o reconhecimento da importância histórica e cultural que tem para o Brasil.

Foram quase três anos de pesquisa em bibliotecas, arquivos e jornais locais, estaduais e nacionais, bem como Câmera de Vereadores e a Igreja de Caxias, com o propósito de mostrar para o mundo os fatos históricos que marcaram Caxias. “Foi um livro que exigiu muita pesquisa e que aponta todos os fatos marcantes e que tornam aquela cidade tão especial. Caxias foi palco de inúmeros acontecimentos importantes da história brasileira. Foi o último pedaço de terra ocupado pelos portugueses, em 1823, onde a bandeira foi hasteada. Houve a balaiada, enfim, uma cidade muito especial e importante, que não é só terra de poetas, mas de onde saiu o maior número de governadores e desembargadores”, destaca Arthur Almada Lima.

São 400 páginas desfilando página a página os nomes e histórias daqueles que fizeram história em Caxias, reverberaram para o Brasil, mas que não são tão conhecidos assim. O desembargador cita nomes de valor indiscutível, como o poeta J. J. da Silva Maçarona; João Mendes Silva, advogado, político, líder abolicionista, redator da Lei do Ventre Livre, considerado o mais completo jornalista brasileiro; Aderson Ferro – A Glória da Odontologia Brasileira - , que escreveu vários livros, entre eles o primeiro livro especializado em Odontologia.

“Tem a Mãe Andresa, mãe de santo da Casa das Minas, das mais importantes sacerdotisas que o Brasil já teve. O Ubirajara Fidalgo, teatrólogo negro reconhecido nacionalmente que fundou o Teatro do Negro do Rio de Janeiro; o José Armando Maranhão, que estimulou o teatro em Santa Catarina, entre tantos outros que eu busquei tornar conhecido por meio deste livro”, cita Arthur Almada.

O livro, de acordo com o escritor, aborda aspectos inéditos relacionados a personagens e fatos históricos, considerando a literatura a favor da história, uma vez que a maioria desses vultos não tem registro em livro na bibliografia especializada do Maranhão.

Aos 84 anos e com uma larga trajetória na vida jurídica e acadêmica, o desembargador tomou posse há 2 anos, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) ocupando a cadeira nº 57, patroneada por José Eduardo Abranches de Moura Arthur Almada é também membro das Academias Caxiense de Letras e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.

SERVIÇO 
O quê? Lançamento de Efemérides Caxienses
Quando? Hoje, às 20h
Onde? Sede o IHGC (Avenida Getúlio Vargas, 951 – Caxias-MA)
Quanto? Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com